Sobre a Blefaroplastia

A Blefaroplastia, também denominada como Cirurgia das Pálpebras, é o procedimento que tem como objetivo atenuar as rugas e rejuvenescer a região ao redor dos olhos. A Blefaroplastia remove o excesso de pele e bolsas de gordura desta região, melhorando assim seu contorno e sua aparência.

É importante destacar que essa operação não corrige a hiperpigmentação da pele. Pacientes que buscam atenuar olheiras devem considerar outros procedimentos sobre as áreas escurecidas.

Indicações

A Cirurgia das Pálpebras é indicada para pessoas que estão com:

  • Excesso de pele sobre os olhos, que cobre a parte de cima da pálpebra;
  • Excesso de pele que vai desde a pálpebra superior até os cílios;
  • As pálpebras com uma aparência inchada, fazendo com que a região dos olhos pareça cansada e envelhecida;
  • Sulcos profundos e aparentes sob os olhos.

Se você tem uma saúde boa em geral, uma atitude positiva e expectativas realistas, você é um candidato perfeito para este procedimento.

A Cirurgia das Pálpebras

É realizada uma incisão que ficará escondida sob a dobra natural da pálpebra superior. Na pálpebra inferior, a incisão fica escondida logo abaixo dos cílios. No caso de remoção de gordura, a incisão pode ser feita no interior da pálpebra inferior – em certos casos um laser é usado em conjunto com esta técnica.

O cirurgião então irá remover tecido através destas incisões, ou redistribuir a gordura das pálpebras inferiores para eliminar o inchaço do local. Outros ajustes, como a firmeza dos músculos, podem também ser realizados para evitar flacidez.

Serão aplicadas suturas e adesivos especiais para alisar e remodelar áreas ao redor das sobrancelhas e pálpebras. Estas suturas são invisíveis aos olhos e dissolvem naturalmente. Na maioria dos casos, nem deixam cicatrizes visíveis.

A anestesia pode ser geral ou local com sedação.

A Recuperação na Blefaroplastia

Seu cirurgião irá determinar quanto tempo você deve ficar em repouso e quando será seguro retomar suas atividades normais.

Para facilitar a recuperação, alguns itens para manter sempre ao seu alcance em casa são:

  • Cubos de gelo, compressas frias, ou até mesmo sacos cheios de gelo, ou pacotes de milho ou ervilhas congelados;
  • Compressas de gaze;
  • Colírio (peça ao seu médico por uma prescrição específica para o seu caso);
  • Toalhas e panos limpos.

Após a cirurgia, é normal que o paciente sofra com lacrimação excessiva, sensibilidade à luz e visão dupla. As incisões serão vermelhas e visíveis por algum tempo, e as pálpebras podem ficar inchadas e dormentes por vários dias. Hematomas e aparência de “olho roxo” podem durar uma semana ou mais.

Seu cirurgião irá prescrever analgésicos e antibióticos para o seu conforto, além de recomendar a aplicação de compressas frias para reduzir o inchaço. Se você recebeu pontos, eles serão removidos em menos de uma semana.

Entre em contato agora mesmo e agende sua consulta com o Dr. Tiago Falcão! É a oportunidade ideal para esclarecer todas as suas dúvidas sobre o procedimento e saber se é a melhor opção para você.

Dr. Tiago Falcão

Dr. Tiago Falcão

Cirurgião Plástico

É médico, especializado em cirurgia plástica, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Além da Blefaroplastia, realiza procedimentos em cirurgia plástica como prótese de silicone nos seios, lipoaspiração, abdominoplastia, lifting facial, cirurgia das pálpebras, correção de orelha de abano, rinoplastia, entre outros.

Agende sua Consulta! Quero Agendar