Como é realizada a Abdominoplastia ou Cirurgia do Abdômen

A Abdominoplastia ou Cirurgia do Abdômen totalizou 131.120 cirurgias no Brasil, incluindo Porto Alegre, no ano de 2015. Em todo o mundo foram 758.590 cirurgias, de acordo com o relatório da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (Isaps, na sigla em inglês), publicado no mês de julho/16.

No vídeo abaixo, falo mais sobre a Abdominoplastia e suas indicações.

Para saber mais sobre a Abdominoplastia ou Cirurgia Plástica do Abdômen assista o vídeo abaixo!

Transcrição Integral do Vídeo:

Olá, meu nome é Tiago Falcão, sou cirurgião plástico, membro da sociedade brasileira de cirurgia plástica e vou esclarecer algumas dúvidas sobre a Rinoplastia ou Cirurgia Plástica do Nariz.

QUAIS SÃO AS INDICAÇÕES DA ABDOMINOPLASTIA

A indicação da abdominoplastia se dá para aqueles pacientes que tiveram perda de peso, tendo como resultante aquela sobra de pele na região do abdômen, ou pacientes que tiveram uma perda da qualidade do tecido abdominal depois das gestações. Esses são os pacientes que tem indicação de fazer essa correção através da abdominoplastia.

COMO É REALIZADA A CIRURGIA DE ABDOMINOPLASTIA

A abdominoplastia se dá com um corte, ou uma incisão na região bem inferior do abdômen. Eu procuro fazer essa incisão de maneira bem baixa para ficar escondido dentro da roupa íntima. Ela é uma incisão semelhante a uma cesariana, ampliada um pouco, lateralmente.

A gente tem que ter muito cuidado também em relação à confecção do umbigo. O umbigo é um dos detalhes principais desse procedimento. O umbigo quando bem feito, com a cicatriz colocada pro lado de dentro, vai dar uma característica muito natural e deixar essa cirurgia muito camuflada, não ficando evidente que aquele paciente tem alguma cirurgia plástica. É bem interessante o capricho, tanto na incisão, quanto na confecção do umbigo! É o que vai dar o diferencial nesse resultado.

E é uma cirurgia que muitas vezes está associada à lipoaspiração. Por quê? Porque não adianta a gente ter aquele abdômen retinho, lisinho na parte da frente, e acabar tendo aquelas sobras nas laterais, sobra nas costas. Então a lipoaspiração, ela entra nessa cirurgia como um complemento, como um acabamento final, onde a gente consegue ter um resultado adequado e harmônico num contexto geral para esse procedimento.

É uma cirurgia que a gente realiza de caráter hospitalar. O paciente interna, faz o procedimento. Eu costumo liberar no outro dia o paciente de volta para casa. A anestesia pode variar desde a anestesia geral ao bloqueio peridural ou a raquianestesia. isso depende muito das vontades do paciente e do anestesista.

Além da retirada de pele, é muito importante a gente trabalhar na restauração da musculatura abdominal. Conseqüente às gestações, conseqüente ao ganho de peso,
a musculatura dos retos abdominais, ela se afasta. Com esse afastamento a gente acaba tendo aquele abdômen mais globoso.

Restaurando, fazendo a plicatura da musculatura, a gente consegue acinturar novamente o paciente. Então dá um caráter mais completo para esse procedimento. Além da remoção da pele, a gente consegue restaurar todo o alicerce, de baixo até em cima. Costura a musculatura, retira o excesso de gordura, retira a sobra de pele.

Quando a gente trabalha todos esses itens, musculatura, gordura subcutânea e pele, a gente consegue uma melhora global no contorno corporal desse paciente.

CUIDADOS PÓS-OPERATÓRIOS DA CIRURGIA PLÁSTICA DO ABDÔMEN

Nos cuidados pós-operatórios dessa cirurgia é muito importante o repouso. A gente pede um repouso de pelo menos 30 dias sem fazer esforço físico, como academia,corridas, tudo o que faça aumento da pressão intra-abdominal a gente pede para segurar nesse período. Se recomenda o uso da malha modeladora. A malha modeladora comprime a região operada durante os primeiros 30 dias. Uso de rotina a realização de drenagens pós-operatórias com frequência. Pelo menos três vezes na semana durante os primeiros trinta dias. Essas drenagens aceleram o processo de recuperação. Fazem o paciente voltar mais rapidamente às suas atividades.

Se você quer saber mais sobre os procedimentos realizados em cirurgia plástica, acesse meu site www.drtiagofalcao.com.br.

Dr. Tiago Falcão

Dr. Tiago Falcão

Cirurgião Plástico

É médico, especializado em cirurgia plástica, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Além do Lifting das Mamas, realiza procedimentos em cirurgia plástica como prótese de silicone nos seios, lipoaspiração, abdominoplastia, lifting facial, cirurgia das pálpebras, correção de orelha de abano, rinoplastia, entre outros.

Agende sua Consulta! Quero Agendar

Deixe sua Resposta