Sobre a Lipoaspiração

A Lipoaspiração, também conhecida como Lipoplastia, é o procedimento que remodela o contorno do corpo, eliminando gordura localizada em partes específicas, que se mantém mesmo com a realização de exercícios ou perda de peso. Normalmente das áreas mais afetadas são as nádegas, os abdomên, cintura, culotes, coxas, panturrilhas, mamas (inclusive as masculinas), costas, braços e pescoço. Trata-se de um procedimento muito popular, e pode ser realizado em conjunto com outros procedimentos, como abdominoplastia, próteses de silicone, lifting de braços e lifting de pernas, entre outros.

A consulta inicial é o momento no qual todas as questões técnicas são avaliadas e as dúvidas são esclarecidas entre o cirurgião plástico e a paciente para determinar a melhor técnica a ser utilizada e definir quais os resultados devem ser alcançados.

Indicações

A Lipoaspiração é indicada para pacientes que:

  • Possuem gordura localizada em áreas específicas, que são desproporcionais com o resto do seu corpo;
  • Gostariam de dar uma definição melhor a certas áreas do seu corpo;
  • Possuem um peso estável, que não se modificou drasticamente durante os últimos 6 meses;
  • Possuem uma boa elasticidade da pele, já que Lipoaspiração retira gordura, mas não firma a pele.

Cabe destacar que a Lipoaspiração não é um procedimento que visa o emagrecimento, mas tão somente melhor o contorno corporal do paciente.

A Cirurgia de Lipoaspiração

A Lipoaspiração retira gordura do corpo do paciente por meio da sucção. Neste procedimento, pequenos tubos são inseridos em pequenas incisões na pele. Seu cirurgião plástico moverá esses tubos embaixo da pele, encontrando focos de gordura que são sugados para fora do corpo. Há uma imensa variedade de técnicas que facilitam a lipoaspiração, entre elas:

  • Lipoaspiração tumescente (injeção de fluidos): é o tipo mais comum de lipoaspiração. Ela envolve a injeção de uma grande quantidade de solução medicamentosa nas áreas antes da remoção da gordura (por vezes, a solução pode ser de até três vezes o volume de gordura a ser removida). O fluido é uma mistura de anestésicos locais e de soluções medicamentosas que ajudam a controlar a perda de sangue e a remover a gordura mais facilmente. Também ajudam a amortecer a área durante e após o procedimento cirúrgico. Este tipo de lipoaspiração geralmente leva mais tempo do que outros tipos.
  • Técnica do Súper Úmido: Trata-se de uma técnica semelhante à lipoaspiração tumescente. O que diferencia uma da outra é a quantidade de líquidos injetados. Aqui a quantidade de líquido injetado será a mesma da gordura a ser aspirada (ex: injeta-se 3.000 ml de fluídos e retira 3.000 ml de gordura). Esta técnica leva menos tempo, no entanto, muitas vezes requer a sedação peridural ou anestesia geral.
  • Lipoaspiração Assistida por Ultrassom (LAU): utiliza vibrações ultra sônicas para liquefazer as células de gordura. Depois que as células são liquefeitas, a gordura pode ser aspirada. A LAU pode ser realizada de duas maneiras – Externa (acima da superfície da pele com um emissor especial) ou Interna (abaixo da superfície da pele com uma pequena cânula aquecida).
    Esta técnica pode ajudar a remover a gordura das áreas mais densas do corpo, cheias de fibra, como a parte superior das costas ou do tecido mamário masculino. É muitas vezes utilizada em conjunto com a técnica tumescente.
  • Lipoaspiração Assistida por Laser (LAL): utiliza a energia do laser para liquefazer as células de gordura. Depois que as células estão liquefeitas, podem ser aspiradas ou deixadas a escoar para fora do corpo por meio de pequenos tubos. Como a cânula utilizada durante a LAL é menor do que as utilizadas na lipoaspiração tradicional, é preferível sua aplicação para áreas confinadas. Estas áreas incluem o queixo, bochechas e face. Uma vantagem adicional da LAL em relação a outros métodos de lipoaspiração é que a energia do laser estimula a produção de colágeno, que ajuda a prevenir o desgaste da pele após o procedimento. O colágeno é a proteína semelhante à fibra que ajuda a manter a estrutura da pele

Antes da cirurgia, as áreas do corpo do paciente são preparadas para a cirurgia, com a imediata aplicação da anestesia, que pode ser local ou geral. Depois disso, através de uma pequena incisão na pele, um tubo de sucção, com uma ponta afiada é inserido dentro das bolsas de gordura e friccionado através da área onde a gordura a será removida. A gordura, assim, é aspirada através do tubo de sucção para uma bomba de vácuo ou uma seringa grande que proporciona a ação de sucção. Para obtenção de um melhor contorno, pode haver a necessidade de várias punções cutâneas para tratar grandes áreas.

Após a remoção da gordura, o cirurgião poderá inserir pequenos tubos de drenagem nas áreas desengorduradas, objetivando remover o sangue e o fluido que se acumula durante os primeiros dias após a cirurgia. Caso ocorra a perda de uma grande quantidade de líquido ou sangue durante a cirurgia, pode ser necessária a reposição de líquidos (por via intravenosa). Raramente pode ser necessária uma transfusão de sangue.

Converse com seu médico para saber mais sobre estes e outros procedimentos mais recomendáveis para sua Lipoaspiração.

A Recuperação

O cirurgião irá determinar quanto tempo a paciente deve ficar em repouso e quando será seguro retomar as atividades normais.

O tempo de repouso da Mastopexia varia de pessoa para pessoa, mas normalmente em até duas semanas a paciente poderá voltar ao trabalho. No período de 3 a 4 semanas poderá retornar a fazer exercícios leves.

Após a cirurgia, a paciente irá utilizar um sutiã pós-cirúrgico de compressão para evitar a formação de líquidos, diminuindo o inchaço. Essa malha de compressão proporciona ainda, melhor sustentação das mamas, mais conforto, segurança para a paciente.

Nos primeiros dias a paciente poderá sentir grande sensibilidade nas áreas dos mamilos e aréolas, o que é temporário. Dor leve, inchaço, hematomas, e dormência ao redor da aréola, podem ocorrer nesse período, o que deve desaparecer em algumas semanas.

Entre em contato agora mesmo e agende sua consulta com o Dr. Tiago Falcão! É a oportunidade ideal para esclarecer todas as suas dúvidas sobre o procedimento e saber se é a melhor opção para você.

Dr. Tiago Falcão

Dr. Tiago Falcão

Cirurgião Plástico

É médico, especializado em cirurgia plástica, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Além da Lipoaspiração, realiza procedimentos em cirurgia plástica como prótese de silicone nos seios, abdominoplastia, lifting facial, cirurgia das pálpebras, correção de orelha de abano, rinoplastia, entre outros.

Agende sua Consulta! Quero Agendar