Sobre a Mamoplastia Redutora

A Mamoplastia Redutora, também conhecida como “cirurgia de redução dos seios”, tem como objetivo reduzir o tamanho dos seios e remodelá-los, deixando-os proporcionais ao tamanho do corpo da paciente.

Com o procedimento, as mamas deixam de ser uma fonte de dor, desconforto, transtornos físicos e psicológicos. Este procedimento é muito comum, possuindo o duplo benefício da melhora de sua aparência, enquanto também alivia o peso físico e emocional de seios excessivamente grandes.

A consulta inicial é o momento no qual todas as questões técnicas são avaliadas e as dúvidas são esclarecidas entre o cirurgião plástico e a paciente para determinar a melhor técnica a ser utilizada e definir quais os resultados devem ser alcançados.

Indicações

A Mamoplastia Redutora é indicada para mulheres que:

  • Possuem seios grandes demais para a estrutura corporal e criam dores no pescoço, costas ou nos ombros;
  • Os seios são pesados com mamilos e aréolas apontando para baixo;
  • Se um seio é muito maior que o outro;
  • Se a mulher está infeliz e insegura com a aparência de seus seios.

Mulheres que buscam a mamoplastia redutora normalmente já possuem filhos, estão acima do peso, possuem predisposição para seios grandes e desproporcionais, ou são sensíveis ao estrogênio. Seios grandes podem ser hereditários, com mães e avós possuindo as mesmas características.

Um histórico de mamogramas irregulares, caroços ou outros tipos de massas não diagnosticados, obesidade mórbida, diabetes, ser fumante, estar amamentando, distúrbios de coagulação, de cicatrização, do coração, de circulação ou histórico familiar dos mesmos são contra indicações para redução mamária.

Se você possui uma saúde boa, uma atitude positiva e expectativas realistas, você é uma ótima candidata para este procedimento.

A Cirurgia de Redução das Mamas

O procedimento da Mamoplastia Redutora dura em torno de 3 horas, e para maior segurança e conforto da paciente, deve ser realizado em ambiente hospitalar. A cirurgia normalmente envolve três incisões, ao redor da aréola; uma vertical, a partir da borda inferior da aréola até o sulco submamário; e ainda na curva natural do sulco da mama. Depois o cirurgião retira o excesso de tecido, gordura e pele do seio, realiza a movimentação do mamilo e da aréola para uma posição mais central. A pele que se localizava em cima do mamilo é trazida para baixo e ajuda a remodelar o seio.

A maioria dos cirurgiões prefere anestesia geral para este procedimento, embora alguns prefiram utilizar uma sedação intravenosa, também conhecida como “sedação consciente”.

Seu padrão de incisão vai depender do tamanho de seus seios, qual o peso deles e aonde o seu complexo mamilo-aréola está posicionado. As aréolas podem ser diminuídas se são grandes demais.

Seu cirurgião vai remover o excesso de pele e gordura do seio com um bisturi e/ou com um instrumento de cauterização baseado no tipo de seio que você deseja. Se seus seios são assimétricos, o cirurgião remove mais tecido de um seio que de outro. Ele então remodelará o restante da pele e gordura para criar um seio de aparência mais jovial e moverá o complexo mamilo-aréola mais para cima.

As incisões são então suturadas de dentro das camadas mais profundas da pele até as camadas superficiais.

Em muitos casos, drenos serão colocados nos seios para coletar fluídos.

A Recuperação

O cirurgião irá determinar quanto tempo a paciente deve ficar em repouso e quando será seguro retomar as atividades normais.

Depois da cirurgia, a paciente e seu responsável receberão instruções detalhadas sobre a recuperação pós-operatória, incluindo informações sobre sintomas e sinais eventuais de maiores complicações.

Alguns cuidados que podem ser antecipados:

  • Cuidados com os drenos;
  • Cuidados com as incisões;
  • Remoção das suturas;
  • Monitoramento da sua temperatura;
  • Dor, desconforto e inchaço nos seios;
  • Cuidados com atividades do dia a dia como sua atividade física, banho, hábitos de sono, etc.

É vital que a paciente siga todas as instruções dadas pelo cirurgião. Isso incluirá informações sobre o uso de roupas de compressão, o cuidado com os drenos, a necessidade de analgésicos e anti-inflamatórios se prescritos e o tipo de atividade que é segura. É importante lembrar também que o período de tempo que leva para recuperação de um paciente para outro varia muito.

Regra geral, nos primeiros 15 dias a paciente deve evitar: dirigir, deitar de bruços ou fazer qualquer esforço com o braço. Esse período é fundamental para a melhor cicatrização.

Levantar pesos acima de 5 quilos devem ser evitados no período de 3 meses. O uso de sutiã cirúrgico que deve iniciar logo após a cirurgia, deve ser utilizado por um período de 2 meses. O sol deve ser evitado na cicatriz durante 6 meses.

Já o resultado final será observado depois de 6 meses, quando os inchaços e edemas desaparecem por completo, enquanto a cicatriz tem seu resultado final após 12 meses.

Ultrapassado esse período a paciente irá apresentar seios com aparência saudável e proporcional ao seu corpo, resultando em melhor qualidade de vida e significativa melhoria na autoestima.

Entre em contato agora mesmo e agende sua consulta com o Dr. Tiago Falcão! É a oportunidade ideal para esclarecer todas as suas dúvidas sobre o procedimento e saber se é a melhor opção para você.

Dr. Tiago Falcão

Dr. Tiago Falcão

Cirurgião Plástico

É médico, especializado em cirurgia plástica, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Além da Mamoplatia Redutora, realiza procedimentos em cirurgia plástica como prótese de silicone nos seios, lipoaspiração, abdominoplastia, lifting facial, cirurgia das pálpebras, correção de orelha de abano, rinoplastia, entre outros.

Agende sua Consulta! Quero Agendar