As principais dúvidas sobre Mamoplastia de Aumento esclarecidas

Protese de Silicone nos Seios

Nas consultas as pacientes tem as principais dúvidas sobre mamoplastia de aumento relacionadas, não só sobre a prótese, mas quanto a própria cirurgia. Em Porto Alegre, normalmente recebo tais questionamentos sobre o procedimento. São perguntas, principalmente, sobre os tipos de próteses de silicone, as vias de acesso, a cirurgia e a recuperação.

No vídeo abaixo, esclareço as principais dúvidas sobre mamoplastia de aumento.

Assista agora o vídeo sobre as principais dúvidas sobre Mamoplastia de Aumento!

Transcrição Integral do Vídeo:

Olá, sou Tiago Falcão, cirurgião plástico, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, e vou explicar para você as principais dúvidas em relação a mamoplastia de aumento ou colocação de prótese de silicone nas mamas.

Basicamente as dúvidas são em relação ao formato, tipo de prótese e as vias de colocação. Quanto às diferenças entre as próteses de mama, basicamente o formato, ela pode ser em gota ou anatômica, que a gente tem esse pólo superior mais estreito, às custas de um pólo inferior mais avantajado, ou as próteses redondas.

Formato das Próteses Mamárias

Na prótese redonda (ela é semelhante a uma esfera) a gente consegue ter uma projeção do pólo superior da mama mais bonita. Ela consegue restaurar melhor esse pólo superior! Então na grande maioria das cirurgias a gente acaba usando a prótese redonda ao invés da prótese de formato anatômico. Porque ela dá essa melhor qualidade no pólo superior da mama, que a gente consegue dar uma restauração mais adequada para esse pólo.

Superfícies das Próteses de Silicone

Entre as superfícies das próteses, nós temos as próteses de caráter liso, que não está mais sendo utilizada no Brasil por um nível maior de contratura capsular, a prótese texturizada que é essa que vocês podem ver e a prótese de poliuretano.

A prótese mais utilizada acaba sendo a prótese texturizada por não haver grandes diferenças quando se compara a prótese texturizada com a de poliuretano. Eu acabo preferindo a prótese texturizada devido a melhor maleabilidade dela, que me proporciona uma incisão menor na hora de colocar. Então a prótese mais no momento é a prótese de superfície texturizada.

Projeção dos Implantes

Outra característica importante é a projeção da prótese! As próteses redondas tem uma base e uma projeção, que é a sua altura. A gente tem próteses de projeção moderada, alta e super alta.

Então o que muda entre elas, elas tem uma base mais estreita e uma altura maior. Eu acabo preferindo próteses de projeção super alta ou alta, porque a gente consegue ter aquela mama dentro do tórax, sem que a mama espalhe pela axila e consegue restaurar o pólo superior e jogar essa prótese para frente e para cima.

Já as próteses de projeção mais baixa, elas acabam dando uma característica mais espalhada na mama. Então a gente tem a preferência e resultados melhores quando se opta por um desses dois implantes (alto ou super alto).

Quando é que vou usar super alta ou alta? Isso vai depender de cada paciente. A gente faz dimensões do tórax, faz algumas medidas e vê qual dos dois implantes vai se enquadrar mais harmonicamente naquela paciente.

Vias de Acesso na Mamoplastia de Aumento

Quanto às vias de colocação a gente tem as opções de colocar a prótese ou pelo sulco inframamário, que é a minha preferida, pela aréola ou pela axila. Eu vejo grande vantagem no sulco inframamário, porque a gente consegue fazer uma cicatriz pequena, em torno de três centímetros, bem escondida dentro do sulco da mama. É uma cicatriz que fica muito pouco perceptível quando a gente compara com a cicatriz areolar, que fica muito centralizada no meio da mama, ou até mesmo a cicatriz axilar, que ao meu ver é muito mais exposta uma cicatriz na axila, do que uma cicatriz que fica escondida no sulco da mama.

Então eu tenho preferência, na grande maioria dos casos de usar a cicatriz da via, do sulco inframamário, onde a gente observa uma grande qualidade da cicatriz. Uma cicatriz muito bem camuflada, escondida no próprio sulco, e que me coloca em vantagem em relação às outras 2 vias comentadas.

A Cirurgia de Prótese de Silicone nas Mamas

Essa cirurgia é feita de caráter ambulatorial, tem uma duração em torno de 1 (uma) hora, 1 (uma) hora e quinze (minutos), e o paciente tem alta no mesmo dia.

Cuidados Pós-Operatórios

Os cuidados de pós-operatório para essa cirurgia, são basicamente nos primeiros 30 dias, onde a gente pede ausência de atividades de esforço, como academia, musculação corridas, mas o paciente fica habilitado a realizar todas as atividades diárias, como cuidados pessoais, escovar os dentes, banho…isso o paciente pode fazer. Ele não pode fazer atividades que exijam esforço físico nesse período inicial de 30 dias. 

Essas são as principais informações questionadas durante as consultas, para informações mais completas os pacientes podem acessar meu site www.drtiagofalcao.com.br, onde teremos disponíveis as informações de caráter completo sobre todos os procedimentos realizados.

Saiba mais sobre a cirurgia de mamoplastia de aumento:

Dr. Tiago Falcão

Dr. Tiago Falcão

Cirurgião Plástico

É médico, especializado em cirurgia plástica, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Além do Lifting das Mamas, realiza procedimentos em cirurgia plástica como prótese de silicone nos seios, lipoaspiração, abdominoplastia, lifting facial, cirurgia das pálpebras, correção de orelha de abano, rinoplastia, entre outros.

Agende sua Consulta! Quero Agendar

Deixe sua Resposta