Sobre a Cirurgia Pós-Obesidade

A Cirurgia Pós-Obesidade é o procedimento que tem como objetivo a correção do contorno corporal de pessoas que passaram por significativo emagrecimento decorrente de cirurgia bariátrica ou até mesmo de dietas e/ou atividades físicas.

Pacientes que passaram por cirurgia bariátrica, deverão aguardar por 12 meses após a cirurgia para se submeterem ao procedimento de cirurgia plástica. Além disso, é necessário observar a manutenção de peso estável por mais 6 meses para realização dessas cirurgias.

A necessidade de se submeter à cirurgia pós-obesidade após perda de peso muito grande decorre do excesso de pele e da flacidez da pele, que acaba por comprometer a aparência, a autoestima, a saúde e, até mesmo a higienização de certas áreas do corpo.

Portanto, a cirurgia estabelece ou restaura proporções do corpo, deixando o paciente mais atraente, seguro e confortável com o formato atual de seu corpo. O procedimento pode remover a pele caída em volta da face, do pescoço, dos braços, seios, abdômen, nádegas e coxas, que criam um contorno assimétrico. Eventualmente, gordura localizada, de determinadas áreas podem ser removidas por meio da lipoaspiração. Ainda que tal procedimento resulte em algumas cicatrizes, os pacientes que tiveram emagrecimento muito grande optam pelo procedimento, não só pelo fato de que irão ficar com uma aparência melhor, mas também porque tornarão a vida mais fácil e prazerosa.

A consulta inicial é o momento no qual todas as questões técnicas são avaliadas e as dúvidas são esclarecidas entre o cirurgião plástico e a paciente para determinar a melhor técnica a ser utilizada e definir quais os resultados devem ser alcançados.

Indicações

O paciente pode considerar este procedimento se:

  • Passou por uma perda significativa de peso decorrente de cirurgia bariátrica, dieta e exercícios;
  • Possui pele caída em áreas do corpo, incluindo a face e o pescoço, seios, braços, abdômen, costas e coxas;
  • Está com peso estabilizado após a cirurgia bariátrica ou dieta e exercício. Esta estabilização pode ocorrer em até 18 meses ou mais após a perda de peso.

Se você tem uma saúde boa em geral, uma atitude positiva e expectativas realistas, você é um candidato perfeito para este procedimento.

A Cirurgia Pós-Obesidade

O procedimento cirúrgico Pós-Obesidade objetiva a remoção da pele em excesso, o que exige incisões no corpo do paciente. Não há um tamanho específico nessas incisões, cujo padrão a ser adotado dependerá muito da quantidade e da localização do excesso de pele a ser removida, bem como o entendimento do próprio cirurgião plástico. Em regra, são utilizadas técnicas avançados que permitem que as incisões sejam feitas em locais estratégicos, onde possam ser escondidas pela maioria dos tipos de vestuário.

Normalmente a cirurgia pós-obesidade exige que os pacientes sejam submetidos a mais de um procedimento. As cirurgias mais procuradas são as seguintes:

  • Abdominoplastia – Para corrigir o abdômen em avental;
  • Mamoplastia – Para levantar as mamas, e ainda restabelecer o volume com próteses de silicone;
  • Braquioplastia – Para retirada dos excessos de pele dos braços;
  • Cirurgia de Coxas – Para retirada dos excessos de pele das Coxas;
  • Lipoaspiração – Para eliminação de gordura localizada;
  • Lifting Facial – Para amenizar os efeitos do tempo e do emagrecimento na face.
  • Gluteoplastia – Para aumentar o volume dos glúteos.

Estes são alguns dos procedimentos, que podem ser realizados na Cirurgia Plástica Pós-Bariátrica. Poderão ser realizados isoladamente ou combinados, dependendo de cada caso, sempre buscando proporcionar a maior segurança e conforto possíveis ao paciente.

Dependendo da cirurgia indicada a anestesia pode ser peridural ou geral. Na maioria dos casos, a cirurgia é ambulatorial, ou seja, algumas horas após o término do procedimento o paciente recebe alta. No entanto, alguns pacientes necessitarão de internação hospitalar por um curto período, de 1 a 2 dias.

Em muitos casos, para maior conforto e segurança do paciente, indica-se que alguns procedimentos sejam feitos separadamente, em intervalos de tempo que possibilitem a perfeita recuperação da cirurgia anterior.

A Recuperação

O cirurgião irá determinar quanto tempo o paciente deve ficar em repouso e quando será seguro retomar as atividades normais.

O tempo de recuperação vai depender de quais procedimentos o paciente vai se submeter. Quando procedimentos são feitos juntos, o que é denominado cirurgia combinada, há o benefício de um único período de recuperação. A primeira semana será aquela que o paciente pode sentir mais dor ou desconforto e poderá ser indicada a utilização de drenos por 07 a 10 dias.

Atividades rotineiras como trabalhar, caminhar, dirigir, praticas exercícios leves e até mesmo relações sexuais serão liberadas após 30 dias após a cirurgia. O uso de cintas e faixas é indicado pelo período de três meses.

Entre em contato agora mesmo e agende sua consulta com o Dr. Tiago Falcão! É a oportunidade ideal para esclarecer todas as suas dúvidas sobre o procedimento e saber se é a melhor opção para você.

Dr. Tiago Falcão

Dr. Tiago Falcão

Cirurgião Plástico

É médico, especializado em cirurgia plástica, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Além do Lifting das Mamas, realiza procedimentos em cirurgia plástica como prótese de silicone nos seios, lipoaspiração, abdominoplastia, lifting facial, cirurgia das pálpebras, correção de orelha de abano, rinoplastia, entre outros.

Agende sua Consulta! Quero Agendar