Sobre o Lifting das Mamas

O Lifting das Mamas ou Mastopexia é o procedimento cirúrgico indicado para elevar e remodelar mamas caídas e flácidas. Com o levantamento do tecido mamário e da reposição da aréola e do mamilo, os seios passam a ter uma forma mais simétrica e adequada a sua estrutura corporal.

Para obter melhores resultados, a Cirurgia de Lifting das Mamas pode ser combinada com a Cirurgia de Aumento ou com a Cirurgia de Redução de Mamas, dependendo da análise individualizada, melhorando também o tamanho ou a forma dos seios.

A consulta inicial é o momento no qual todas as questões técnicas são avaliadas e as dúvidas são esclarecidas entre o cirurgião plástico e a paciente para determinar a melhor técnica a ser utilizada e definir quais os resultados devem ser alcançados.

Indicações

A Mastopexia é indicada para mulheres que:

  • Desejam melhorar a aparência das mamas;
  • Estão com os seios flácidos, caídos, ou assimétricos, o que causa insegurança;
  • Gostariam que suas mamas tenham uma aparência mais jovem e firme.

A melhor candidata para o Lifting Mamário é a paciente que já leva uma vida saudável e mantém um peso estável – ou se seu peso não sofreu oscilações drásticas por pelo menos seis meses antes da cirurgia.

A Cirurgia de Lifting das Mamas

Diferentes técnicas, que serão discutidas anteriormente ao procedimento com o médico, podem ser empregadas na Mastopexia. A técnica a ser utilizada será determinada pelo tamanho das mamas, na forma, tamanho e posição da aréola e dos mamilos, no grau de flacidez da mama, da elasticidade da pele e outros fatores que também serão levados em conta.

Logo no início, são desenhadas as linhas da incisão, objetivando a indicação das áreas da pele que serão removidas e reposicionadas. Após, a paciente receberá uma anestesia, que normalmente é a anestesia geral. Logo a seguir, o cirurgião passa a efetuar as incisões, levantando a pele, separando-a dos demais tecidos para retirada do excesso de pele.

Retirada a pele excedente, o cirurgião estica a pele da paciente, reposiciona a aréola e o mamilo em uma posição central, deixando as mamas no local e forma desejados. Após, seu médico efetua o fechamento das incisões com suturas internas e externas, podendo utilizar suturas Steri-strip ou ataduras de gaze com o objetivo de proteger os locais da incisão durante a cicatrização.

A Recuperação

O cirurgião irá determinar quanto tempo a paciente deve ficar em repouso e quando será seguro retomar as atividades normais.

O tempo de repouso da Mastopexia varia de pessoa para pessoa, mas normalmente em até duas semanas a paciente poderá voltar ao trabalho. No período de 3 a 4 semanas poderá retornar a fazer exercícios leves.

Após a cirurgia, a paciente irá utilizar um sutiã pós-cirúrgico de compressão para evitar a formação de líquidos, diminuindo o inchaço. Essa malha de compressão proporciona ainda, melhor sustentação das mamas, mais conforto, segurança para a paciente.

Nos primeiros dias a paciente poderá sentir grande sensibilidade nas áreas dos mamilos e aréolas, o que é temporário. Dor leve, inchaço, hematomas, e dormência ao redor da aréola, podem ocorrer nesse período, o que deve desaparecer em algumas semanas.

Consulte seu cirurgião regularmente para garantir uma recuperação mais rápida e melhores resultados da sua cirurgia.

Dr. Tiago Falcão

Dr. Tiago Falcão

Cirurgião Plástico

É médico, especializado em cirurgia plástica, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Além do Lifting das Mamas, realiza procedimentos em cirurgia plástica como prótese de silicone nos seios, lipoaspiração, abdominoplastia, lifting facial, cirurgia das pálpebras, correção de orelha de abano, rinoplastia, entre outros.

Agende sua Consulta! Quero Agendar