Sobre o Lifting Frontal
O Lifting Frontal, também conhecido como Lifting da Testa, é o procedimento que reverte os efeitos da gravidade e aperta os tecidos da testa para restaurar o contorno mais jovem da testa, pálpebras superiores e sobrancelhas.
Existem várias técnicas para realizar o Lifting Frontal, que envolvem diferentes tipos de incisão em diferentes locais, inclusive com a utilização de um endoscópio – na chamada Videoendoscopia.
Com o passar dos anos, é comum que a testa sinta os efeitos da gravidade, do envelhecimento e passe a ficar com aspecto caído, afetando suas expressões faciais. E o Lifting Frontal é o método testado e aprovado para rejuvenescer a área superior da face.
A consulta inicial é o momento no qual todas as questões técnicas são avaliadas e as dúvidas são esclarecidas entre o cirurgião plástico e a paciente para determinar a melhor técnica a ser utilizada e definir quais os resultados devem ser alcançados.
Indicações
O paciente pode considerar este procedimento se:
- A flacidez da testa cria uma aparência triste, mal-humorada ou cansada;
- Existem rugas horizontais profundas na testa;
- Você tem rugas entre as sobrancelhas ou sobre o topo do nariz;
- Você tem pele em excesso ou acúmulos de gordura que cobrem parcialmente seus olhos.
A Cirurgia de Lifting Frontal
As cirurgias de Lifting Frontal evoluíram de técnicas abertas para técnicas de incisões mais complexas e de endoscopia. Este procedimento normalmente envolve incisões no couro cabeludo.
- Lifting Frontal aberto: Seu cirurgião faz uma incisão longa na testa, podendo ser tanto ao redor da linha do cabelo, de orelha a orelha, quanto em uma das linhas da testa, e separa a pele dos tecidos subjacentes. Os músculos são enfraquecidos e a gordura é removida. O cirurgião então remove a pele excessiva e recoloca a pele remanescente, costurando-a em sua nova posição.
- Videoendoscopia: O cirurgião insere um endoscópio (um tubo longo e fino com uma luz na ponta e uma camera de vídeo anexada) em diferentes incisões mínimas no couro cabeludo. Isto permite que o médico veja e trabalhe com as várias estruturas internas da testa. A técnica videoendoscópica requer incisões muito pequenas, mas podem ou não ser igualmente benéficas para todos os pacientes.
- Técnica de Incisão Limitada: Esta técnica é uma combinação dos dois procedimentos citados acima. Ela usa uma pequena parte das pontas da incisão do Lifting Frontal aberto para elevar a parte externa das sobrancelhas sob visão direta sem um endoscópio. As cicatrizes ficam escondidas na linha do cabelo e nas têmporas, até em pacientes que apresentam perda ou recesso capilar. Esse procedimento pode ainda reduzir rugas nos cantos dos olhos (os famosos “pés de galinha”).
O tipo de Lifting Frontal a ser feito varia de acordo com a estrutura facial e preferências estéticas de cada paciente.
A anestesia pode ser geral ou local com sedação.
A Recuperação no Lifting Frontal
O cirurgião irá recomendar que compressas geladas sejam aplicadas ao redor dos olhos por 48 horas após a cirurgia objetivando reduzir o inchaço. Por uma semana, é indicado dormir com as costas e cabeça elevadas.
Dor não é um problema significativo no Lifting Frontal. Poderá haver desconforto e pressão de orelha à orelha no topo da cabeça e testa. A maioria dos pacientes descreve uma sensação de aperto na testa e uma dormência logo após a cirurgia. Em caso de dor, o médico irá prescrever analgésicos.
Hematomas, dormência e inchaço são normais e irão começar a desaparecer em cerca de 4 ou 5 dias após a cirurgia.
O paciente pode tomar banho no dia seguinte à cirurgia. E ainda poderá usar condicionador para cabelos para ajudar a lavar e limpar o cabelo que ficou embaraçado ou sujo durante a cirurgia. Cuidado ao usar água quente, secador de cabelo e pentes; o couro cabeludo estará dormente, então existem mais chances de machucar a região.
Entre em contato agora mesmo e agende sua consulta com o Dr. Tiago Falcão! É a oportunidade ideal para esclarecer todas as suas dúvidas sobre o procedimento e saber se é a melhor opção para você.
Dr. Tiago Falcão
Cirurgião Plástico
É médico, especializado em cirurgia plástica, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Além do Lifting Frontal, realiza procedimentos em cirurgia plástica como prótese de silicone nos seios, lipoaspiração, abdominoplastia, lifting facial, cirurgia das pálpebras, correção de orelha de abano, rinoplastia, entre outros.