Sobre a Rinoplastia

A Rinoplastia ou cirurgia plástica do nariz é o procedimento que realiza a redução ou aumento do tamanho do nariz ou a alteração de sua forma, corrigindo ou reparando seu formato.

Por se encontrar no centro da face, o nariz é fundamental para uma adequada harmonia facial. E a rinoplastia é a cirurgia que pode trazer essa harmonia para a face, aumentando a autoestima do paciente.

 Além do aspecto estético, a cirurgia plástica do nariz resolve ainda problemas funcionais de pacientes não respiram bem. Seja por desvio do septo, hipertrofia dos cornetos, ou até mesmo por rinite alérgica (controlada apenas com medicação), o procedimento pode ser a solução desses problemas.

Ou seja, a rinoplastia melhora a estética da face e proporciona melhor qualidade de vida ao paciente, pois ajuda ele a respirar melhor.

Indicações

O paciente pode considerar este procedimento se:

  • Está descontente com o formato, ângulo ou tamanho do seu nariz;
  • nariz é desproporcional ao resto do rosto;
  • Apresenta dificuldades respiratórias devido a uma má formação do nariz;
  • Tem tem um dorso proeminente (“giba óssea”) ou um nariz largo, ou se a ponta é caída ou muito elevada.

A Cirurgia de Rinoplastia

Após a anestesia, o cirurgião irá fazer incisões para acessar os ossos e cartilagem que suportam o nariz. Existem duas técnicas gerais para fazer as incisões: endonasal (fechada), e aberta.

Na rinoplastia endonasal, as incisões são feitas na parte interior das narinas, de forma que a cirurgia não deixará cicatrizes visíveis.

Já na rinoplastia aberta, além das incisões feitas no interior das narinas, um terceiro corte é feito na columela – a pele que separa uma narina da outra. A cicatriz tende a ser bastante discreta e quase imperceptível.

Seu cirurgião irá então adicionar ou remover osso e/ou cartilagem, e ajustar as estruturas de suporte dentro do nariz. O tamanho do nariz pode também ser reduzido ou aumentado.

A anestesia pode ser geral ou local com sedação. Normalmente o procedimento é ambulatorial, ou seja, o paciente pode receber alta no mesmo dia após a operação

A Recuperação na Cirurgia Plástica do Nariz

Seu cirurgião irá determinar quanto tempo você deve ficar em repouso e quando será seguro retomar suas atividades normais.

Após a cirurgia, são aplicados no nariz um tipo de gesso, um tampão interno e um curativo com Micropore para proteger e dar suporte às novas estruturas nasais. Alguns cirurgiões inserem também um pequeno tubo em cada narina para facilitar a respiração do paciente.

Inchaço e alguns hematomas são normais, assim como desconforto durante as primeiras semanas. As áreas ao redor dos olhos e nariz podem ficar inchadas após a cirurgia, e é provável que seu cirurgião recomende a aplicação de compressas frias para minimizar estes sintomas e reduzir a dor. O cirurgião irá também prescrever a medicação adequada para garantir que a recuperação seja menos dolorosa.

Mesmo que a Rinoplastia garanta bons resultados, é importante consultar seu médico periodicamente, pois a cartilagem pode continuar se movendo e mudando a estrutura nasal durante o tempo, alterando assim o resultado.

Consulte seu cirurgião regularmente para garantir uma recuperação mais rápida e melhores resultados da sua cirurgia.

Dr. Tiago Falcão

Dr. Tiago Falcão

Cirurgião Plástico

É médico, especializado em cirurgia plástica, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Além da rinoplastia, realiza procedimentos em cirurgia plástica como prótese de silicone nos seios, lipoaspiração, abdominoplastia, lifting facial, cirurgia das pálpebras, correção de orelha de abano, entre outros.

Agende sua Consulta! Quero Agendar