Sobre a Lipoescultura
A Lipoescultura, ou Lipoenxertia é uma cirurgia que une dois procedimentos: a lipoaspiração e o enxerto de gordura. Enquanto a lipoaspiração tem o objetivo de reduzir o volume de gordura corporal de áreas específicas do corpo, o enxerto de gordura visa remodelar áreas do corpo que precisam aumentar seu volume, melhorando o contorno corporal, proporcionando uma silhueta melhor e mais atraente do paciente.
Portanto, a lipoescultura, diferentemente do que pensam muitas pessoas, não tem como objetivo o emagrecimento, mas sim, modificar de maneira positiva o contorno corporal do paciente.
A consulta inicial é o momento no qual todas as questões técnicas são avaliadas e as dúvidas são esclarecidas entre o cirurgião plástico e a paciente para determinar a melhor técnica a ser utilizada e definir quais os resultados devem ser alcançados.
Indicações
O paciente pode considerar este procedimento se:
- Está descontente com seu contorno corporal;
- Dietas e exercícios não estão funcionando para melhorar sua silhueta;
- Apresenta gordura localizada ou outras imperfeições.
- Necessita remodelar determinada área do corpo.
O melhor candidato para a Lipoescultura é o paciente que já leva uma vida saudável e mantém um peso estável – ou se seu peso não sofreu oscilações drásticas por pelo menos seis meses antes da cirurgia.
A Cirurgia de Lipoescultura
Após a anestesia, que pode ser geral, peridural ou local, e que vai depender da quantidade de regiões abordadas, o cirurgião infiltra a solução de Klein que é composta por soro fisiológico e adrenalina. A utilização dessa solução visa diminuir as chances de sangramento e traumas cirúrgicos. Depois disso, efetuadas as incisões, o cirurgião introduz as cânulas de lipoaspiração até alcançar o tecido adiposo (camada que vem logo após a pele), de onde é aspirada a gordura localizada por meio de um sistema de vácuo.
Depois de aspirada a gordura, ela é purificada, com a retirada de células de gordura rompidas, de sangue e de anestésico, ficando mais concentrada, quando é utilizada para ser enxertada em regiões do corpo do paciente que necessitam preenchimento, ou volume maior, como glúteos e sulcos da face, por exemplo.
Ao final da cirurgia, as incisões são suturadas e drenos podem ser inseridos para que qualquer resquício de líquidos ou sangue escorra para fora do corte. Estes drenos são removidos posteriormente.
O procedimento dura, em média, 2 a 3 horas.
A Recuperação
Seu cirurgião irá determinar quanto tempo você deve ficar em repouso e quando será seguro retomar suas atividades normais.
As áreas das incisões serão limpas e envolvidas em uma malha cirúrgica para diminuir o inchaço e manter os locais protegidos e firmes. Será necessário usar esta malha por algumas semanas.
É normal que o paciente apresente inchaço, hematomas e vermelhidão nos primeiros dias. Estes sintomas devem desaparecer nas três primeiras semanas após a cirurgia. O uso de analgésicos é indicado em caso de dor, da mesma forma antibióticos para prevenir infecções, o que será avaliado pelo cirurgião.
É recomendado que o paciente realize drenagens linfáticas e ultrassom para acompanhar a recuperação e acelerar os resultados.
Exercícios físicos devem ser evitados nos primeiros 20, 30 dias, dependendo sempre da liberação do seu médico. Terminado o período de recuperação e para que os resultados durem mais tempo, é importante manter uma dieta saudável e praticar exercícios para evitar oscilações de peso.
Entre em contato agora mesmo e agende sua consulta com o Dr. Tiago Falcão! É a oportunidade ideal para esclarecer todas as suas dúvidas sobre o procedimento e saber se é a melhor opção para você.
Dr. Tiago Falcão
Cirurgião Plástico
É médico, especializado em cirurgia plástica, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Além da Lipoescultura, realiza procedimentos em cirurgia plástica como prótese de silicone nos seios, lipoaspiração, abdominoplastia, lifting facial, cirurgia das pálpebras, correção de orelha de abano, rinoplastia, entre outros.