A Cirurgia de Abdômen
Após as devidas marcações e aplicação da anestesia, que pode ser geral ou peridural, é realizada uma incisão na parte inferior do abdômen, logo acima da região púbica, de forma que a cicatriz possa ser facilmente coberta por roupas íntimas e roupas de banho.
A extensão dessa incisão irá depender da técnica de abdominoplastia a ser utilizada. Isso porque existem quatro tipos de cirurgia que podem ser utilizadas, dependendo da quantidade, extensão e localização da pele excedente, variando portanto de paciente para paciente. Estas técnicas cirúrgicas são as seguintes:
● Abdominoplastia tradicional: É a técnica mais realizada desse procedimento. Realiza incisões que se estendem de um lado ao outro do quadril e ao redor do umbigo. Esse técnica de Abdominoplastia pode ser normalmente associada com a Lipoaspiração.
● Mini-Abdominoplastia: Também conhecida como Abdominoplastia Parcial, é indicada para pacientes que apresentam pequenas alterações apenas na parte do abdômen que fica abaixo do umbigo. Exige uma pequena incisão na região do tratamento e geralmente não envolve reposicionamento do umbigo. A Mini-Abdominoplastia oferece um tempo de recuperação mais curto que a abdominoplastia tradicional.
● Abdominoplastia Endoscópica: Indica-se a abdominoplastia endoscópica para pacientes com músculos abdominais enfraquecidos, que possuem pouca gordura abdominal, e ainda, nenhuma pele solta perceptível em torno da área do estômago. Nessa técnica utiliza-se uma pequena câmara ligada a um tubo fino, chamado endoscópio, que é inserido no local de incisão. Na Abdominoplastia Endoscópica a formação de cicatrizes é menos visível, visto que a incisão necessita ter o tamanho suficiente para permitir a inserção do endoscópio e demais instrumentos do cirurgião. Esta técnica é empregada em homens e mulheres que sofrem de diástase do reto, uma doença que envolve a separação dos músculos abdominais na linha média da barriga.
● Abdominoplastia Circunferencial: Trata-se de um tipo de cirurgia de body-lifting. Muitas vezes são procuradas por pacientes que tenham feito redução de estômago, já que agrande perda de peso é muitas vezes acompanhada por uma sobra significativa de pele. A Abdominoplastia Circunferencial pode envolver a remoção de excesso de pele da coxa, nádegas e quadril, assim como a área abdominal central. As cicatrizes para este tipo de procedimento são conhecidas como cicatrizes em cinto, pois dão a volta em toda a cintura.
O tecido adiposo e o excesso de pele são removidos do meio e das partes inferiores do abdômen. Em cirurgias mais complexas, o cirurgião também retira o excesso de gordura e pele dos lados do abdômen. Dependendo do caso, os músculos abdominais podem ser apertados.
As incisões são suturadas após a cirurgia e drenos podem ser inseridos para que qualquer resquício de líquidos ou sangue escorra para fora do corte. Estes drenos são removidos posteriormente.
A anestesia pode ser geral ou peridural.