A Cirurgia de Correção da Ginecomastia é também conhecida como cirurgia de “redução das mamas masculinas”. A Ginecomastia é a doença que se caracteriza pelo excesso de glândulas mamárias no homem, e a Tal problema gera grande desconforto físico além de problemas psicológicos que afetam a vida social e íntima da do homem que apresenta esse problema.
No vídeo abaixo, falo mais sobre o procedimento e suas indicações.
Para saber mais sobre a Cirurgia de Correção da Ginecomastia assista o vídeo abaixo!
Transcrição Integral do Vídeo:
Olá, meu nome é Tiago Falcão, sou cirurgião plástico, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e nesse vídeo vou falar sobre Ginecomastia.
Indicação da Cirurgia de Correção da Ginecomastia
Então, a Ginecomastia é o desenvolvimento da glândula mamária no homem. Normalmente o homem não tem a glândula mamária, mas por alguma alteração hormonal, pode acontecer esse desenvolvimento.
Existem várias causas para o desenvolvimento da Ginecomastia. Uma delas é idiopática, que é a mais frequente, ou seja a gente não sabe a causa. Outra é por desequilíbrios hormonais. Aquele adolescente que durante a puberdade tem o amadurecimento do eixo hormonal, que por algum desequilíbrio desenvolve o crescimento dessa glândula e ela não regride. E as vezes por uso de medicações. As mais frequentes são medicações usadas em academias, anabolizantes que hoje em dia se usa com grande frequência pela população que frequenta esses ambientes. Então esse tipo de medicamento com frequência gera esse crescimento da mama e esse crescimento mesmo com a cessação, com a parada dou uso as vezes a glândula não volta ao normal, permanecendo as sequelas, o crescimento glandular.
Como é a Cirurgia de Correção da Ginecomastia
Realmente o crescimento da glândula, que fica atrás do mamilo e a gente com pequenas incisões na linha que fica entre a aréola e a pele de cor normal, a gente faz uma cicatrização com uma característica bem camuflada, para que não fique estigma, para que não pareça que esse paciente foi operado. Vai ali e remove esse excesso de glândula, e as vezes a gente faz a combinação das duas técnicas: Faz uma lipoaspiração para ter aquele contorno mais adequado, mais linear e também necessita fazer uma pequena incisão para remover esse tecido glandular.
Essa é a cirurgia, é uma cirurgia simples, realizada de maneira ambulatorial na grande maioria das vezes.
Cuidados Pós-Operatórios da Ginecomastia
Os cuidados de pós-operatório para esse paciente, eles são cuidados relacionados ao esforço. A gente pede que esse paciente fique ao menos 15 dias em repouso, sem fazer academia, sem fazer esforço físico. Fica usando um coletinho modelador. Aquele colete faz uma compressão leve durante os primeiros 30 dias. A gente pede que esse paciente faça uso do colete modelador para ter uma melhora no resultado.
É um procedimento que é realizado com anestesia geral ou anestesia local, mais uma sedação, realizada pelo anestesista. Sempre importante salientar que é um procedimento que deve ser feito em bloco cirúrgico. Deve ser feito em bons hospitais, com cirurgiões plásticos membros da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, onde a gente tem além de uma boa segurança, uma boa qualidade no resultado estético.
Frequentemente me perguntam…Ah doutor, se eu fizer, pode voltar?
Pode voltar! Os pacientes tem uma pequena chance, mas é uma chance que existe de depois de ter realizado o procedimento, voltar a ter o crescimento glandular. Por quê? Porque o paciente tem novamente o estímulo, por exemplo, se usar a medicação de novo, pode estimular glândulas acessórias a se desenvolverem novamente precisando de retoque no futuro.
É muito raro isso acontecer, mas existe a possibilidade de a gente ter uma recidiva da ginecomastia depois que é realizado o procedimento.
Para quer quiser um esclarecimento mais completo dessas dúvidas eu o convido a fazer uma visita no meu site que é www.drtiagofalcao.com.br
Dr. Tiago Falcão
É médico, especializado em cirurgia plástica, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Além do Lifting das Mamas, realiza procedimentos em cirurgia plástica como prótese de silicone nos seios, lipoaspiração, abdominoplastia, lifting facial, cirurgia das pálpebras, correção de orelha de abano, rinoplastia, entre outros.